Quem Somos

O Recanto Esperança é uma OSC – Organização da Sociedade Civil –   fundada em setembro de 2004, com o desejo de contribuir com diversas ações sociais relevantes dentro da comunidade Icaraí, no bairro Uberaba. Essa comunidade é composta por 700 famílias marcadas pela vulnerabilidade social e precariedade sanitária; com alto número de crianças e adolescentes em situação de miséria, evasão escolar e trabalho infantil.

Nossa Missão

Promover o desenvolvimento integral de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, combatendo a desigualdade socioeconômica para a transformação da sociedade.

Nossa Visão

Ser referência na valorização e formação integral de pessoas em vulnerabilidade, de forma sustentável.

Nossos Valores

Acolhimento: Todas as pessoas que chegam no Recanto, independente de idade e necessidade, são acolhidas, ouvidas e orientadas dentro das nossas capacidades em relação àquilo que vieram buscar.

Cooperação: Estamos abertos a uma cultura de ajuda mútua, onde todos os colaboradores, voluntários e parceiros são bem vindos para dar sugestões de melhorias, apontar problemas que precisam ser resolvidos, ajudar a construir um Recanto melhor, mais eficiente e mais relevante para todos que se relacionam com ele.

Cuidado com a Saúde: entendemos que precisamos cuidar bem do nosso corpo, que é a casa da alma e do espírito enquanto vivemos aqui. Por isso praticamos e incentivamos a prática de atividades físicas, esportes, investimento em relacionamentos saudáveis e edificantes, ingestão de alimentos saudáveis e abstinência de alimentos e substâncias prejudiciais à saúde.

Diversidade: Sabemos que rotina é necessária para a produtividade, mas incentivamos também a diversidade nas atividades diárias para despertar a criatividade. Respeitamos a diversidade de pensamento, de escolha, de posicionamento na mesma medida que ansiamos ser respeitados.

Educação: Acreditamos verdadeiramente que a educação é o principal caminho para que a desigualdade socioeconômica diminua drasticamente, por isso nos empenhamos em sempre buscar a melhoria contínua nas atividades educacionais e na dinâmica de aprendizagem para formar cidadãos protagonistas de verdade.

Ética: Fazemos o que é certo, tendo nossa missão e visão como referenciais e priorizando sempre o bem coletivo.

Gentileza: Podemos discordar, divergir, e conflitar nas discussões em busca do que é melhor para o Recanto e para que sua missão seja cumprida, mas jamais abriremos mão da gentileza e de cultivar a paz, pedindo perdão sempre quando nos excedermos.

Profissionalismo: Colocamos a nossa competência individual e todo o nosso coração totalmente a serviço da nossa missão, conferindo confiabilidade e garantia de que faremos o nosso melhor para alcançar os objetivos da organização, melhorando sempre. Competência e coração na missão.

Nossa História

Nossa história começa com um casal suíço, Thomas e Erika e seus 3 filhos, à época com 8 meses, 3 anos e 5 anos de idade, que deixam a Suíça para se dedicar ao trabalho social no Brasil no ano de 1994. Em Lajeado RS, trabalharam num orfanato por 13 meses. Depois de uma breve estada na Suíça por

questões de visto, chegam a Curitiba em 1996 onde se unem a uma instituição que abriga crianças e adolescentes retirados de seus lares devido a situações  diversas de risco social. Lá, Thomas fazia manutenções e acompanhava os adolescentes na prática de esportes e atividades recreativas. Já Erika se dispôs a ensinar às meninas sua especialidade: fabricação de bolachas conforme receita especial. Ambas atividades proporcionaram muitas conversas com as crianças e os adolescentes.

Percebendo como a família fazia falta na vida das crianças, que apesar da pobreza extrema que gerava o risco social preferiam retornar para a escassez em casa a permanecer na instituição, seus corações se moveram para um trabalho preventivo.

Em 2004, já com os vistos de permanência em mãos, encontram a comunidade do Jardim Icaraí. Uma comunidade carente sem a mínima infra estrutura (saneamento básico, energia elétrica, sem iluminação pública, etc.) e sem nenhum projeto social. Alí enxergaram a oportunidade de colocar em prática ações que pudessem fortalecer a família e evitar o máximo possível a institucionalização das crianças. Em setembro deste ano nasce juridicamente o Recanto Esperança, que desde então oferece um espaço com ambiente seguro para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, com atividades planejadas para potencializar o seu desenvolvimento intelectual, pessoal, social e espiritual.[:en]